Parte da Igreja em Pernambuco

Recife, Paulista, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Caruaru, Goiana, São Lourenço, Condado, Barra de Sirinhaém, Juripiranga e outras cidades circunvizinhas.

O que precisamos fortalecer no desenvolvimento do serviço dos santos

01-05-2016 10:30

O que precisamos fortalecer no desenvolvimento do serviço dos santos

No decorrer desses quase trinta anos em que tenho vivido e experimentado o Senhor, e especialmente congregado com vocês... O que mais percebo nesses dias, é o cuidado que Paulo nos alertava:

2 Coríntios – Capítulo 11

1 Quisera eu me suportásseis um pouco mais na minha loucura. Suportai-me, pois.

2 Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo.

Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.


 

Perceberam? O que está ocorrendo hoje com a igreja, realça as palavras de Paulo...

Receio... a serpente, com a sua astúcia... corrompida a vossa mente... simplicidade e pureza

Nossa obra tem muitas coisas importantes, coisas que sempre me impactaram...

O propósito eterno de Deus, a estratégia divina(O serviço da igreja), Jesus como modelo,

a simplicidade das verdades recebidas, a igreja nas casas, as juntas e ligamentos,

o relacionamento e amizade entre os irmãos, a santificação e pureza, adoração, oração e louvor

a importância do papel de cada em seu viver e comportamento, a importância da palavra de Deus,

Todas essas coisas procuramos praticar e ensinar, fundamentar nossos irmãos...

Algo que sempre entendemos e que jamais devemos deixar de fazer é aprender “poucas coisas, bem aprendidas, bem praticadas, bem repetidas e bem transmitidas à outros”.

Voltando ao texto de Coríntios... percebo que alguns tem tido sua mente corrompida, deteriorada, desgastada... lhe falta um certo brilho no olhar, um deslumbramento...

Há pessoas que não possuem mais ânimo, não se sentem desafiados, não se sentem confrontados como aconteceu com Mateus na coletoria, ou Pedro e João com as redes... ou comigo e você!!

O reino de Deus continua o mesmo, os princípios são os mesmos, temos que resgatar fé!!!

Tudo deve ser prático. Não podemos fazer ALTAR para princípios. Voltemos ao primeiro amor!!

Os princípios foram feitos para serem obedecidos (praticados, e não apenas contemplados)

Ouvi de Carlinhos uma frase muito verdadeira: “Eu temo o muito conhecimento... muita informação, muita teoria...”

 

Tudo deveria ser simples, prático, aplicável... se teu inimigo tiver fome dá de comer, se tiver sede dá de beber, se pedirem emprestado não voltes as costas, se te ferir na face, dá a outra... quando orar faça assim... perdoai, amai...” Jesus Cristo

Amados, aonde está a resposta à Jesus? Mateus 25

31 Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória;

32 e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas;

33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda;

34 então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.

35 Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes;

36 estava nu, e me vestistes; enfermo, e me visitastes; preso, e fostes ver-me.

37 Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber?

38 E quando te vimos forasteiro e te hospedamos? Ou nu e te vestimos?

39 E quando te vimos enfermo ou preso e te fomos visitar?

40 O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

41 Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.

42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;

43 sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me.

44 E eles lhe perguntarão: Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, forasteiro, nu, enfermo ou preso e não te assistimos?

45 Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a mim o deixastes de fazer.46 E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.

 

O que você espera ouvir??? Vinde ou Apartai-vos??? Oh Deus, tem misericórdia de nós!!!

 

Estou muito preocupado... o inimigo dizer: “esse aí não parece ninguém, não parece com Cristo”

 

Como depois de tanto tempo, não parecermos com Jesus?

 

Precisamos transparecer a vida de Cristo Jesus... precisamos estar olhando para Jesus e ser transformado Nele... O fruto do Espírito em nós, a manifestação do caráter de Cristo, da Sua vida, de Sua mansidão e humildade

 

2 Coríntios 3:18  E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.”

 

Eu temo muito conhecimento... muita informação, muita teoria... Oh! Senhor, nos ajude!

 

Quero aproveitar pra pontuar três elementos que já destacamos, mas acredito que devemos dar uma sacudida, uma chacoalhada, uma reavivada...

Briti esteve nos ministrando sobre os dons espirituais, o valor, a importância, o uso desses dons nos relacionamentos, o discernimento, a palavra de sabedoria, conhecimento, curas, fé, milagres...

Deus está começando a nos dar o “Vinho Novo”, o enchimento, o derramar...

E os “Odres Novos”?

Companheirismo

 

Carlinhos diz algo que me confronta sempre: Nós precisamos muito de um par de “jugo”

Peça isso. “Mete medo a multidão, quando não se tem homens com um par de jugo, que não dependem, não prefira o outro, que não honre o outro, não aprenda com o outroCarlinhos

Isso só se faz com prática. Companheirismo precisa de Estratégia e Prática (Princípios) - Olham e diz: é pra fazer? Então vamos fazer.

Tem que ter uma obediência tua, só dizer que crer e não ter prática... de que adianta?

Crescimento sem aconjuntamento é perigoso. Companheiros que vão carregar nos seus ombros a obra, e que terão a prática.

Você faz a obra e tem companheiro(a)? Cuidam das famílias juntos? Se servem? Oram Juntos?

Na prática funciona? Cuidam dos discípulos juntos? Pregam juntos?

* O companheiro deve cuidar um da família do outro. Chorar um pelo outro.

Quanto ao Discipulado... Jesus vai edificar a Sua Noiva, Sua amada Igreja!!!

Vamos ler : E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.Efésios 4:11-16

Se você ainda não entendeu Efésios 4:11-12, então precisa entender 1 Coríntios 3:8-9

Isso não pode ficar na nossa mente como ensino teórico, mas como algo prático. Não como um Didaquê e sim como Kerigma.

1 Coríntios 3:8-9 “Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho. Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós.”

Quero honrar os cooperadores...

Esses amados abrem sua casa, sua vida, dedicam seu tempo, se gastam e se deixam gastar, são a expressão de serviço, de exemplo, de amor.

  • A palavra de Deus diz: “Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui.” Gálatas 6:6

 

Para o Discipulador (Cooperador) não há glória... há serviço, é aquele que tem que acordar cedo, dormir tarde, ouvir “diversas informações por duas horas”... estar disposto.

Essas práticas são saudáveis, se esse corpo não se movimentar será um corpo tetraplégico, a cabeça que é Cristo está boa.

Um discipulado sem relacionamento não é discipulado.

A máxima de um discipulado é “não vos chamo mais de servos, mas de amigos...”

Acredito no exemplo, no modelo, em imitar Cristo em quem cuida de mim...

Precisamos honrar, fazê-lo participante de todas as coisas boas (Gálatas 6:6)

Agora, precisamos proporcionar para os nossos discípulos (que são de Cristo, lógico!) um ambiente livre de opressão, de autoritarismo, de possessão, de domínio.

Dar tempo, dar nossa vida e dar o exemplo, dar muito da palavra de Deus para eles.

Esses cooperadores precisam entender o que falamos quando dizemos a importância do FORMAL e INFORMAL (Percebemos que isso não está sendo aplicado em nossas vidas). Sentar (Formal) e ir para rua (Informal).

Outro medo que me vem quando vejo a multidão, é a falta da prática de Atos 1:8 (Poder para morrer, para enfrentar, pra praticar) Carlinhos

Essa prática tem ordem... começa em Jerusalém... quanto temos de Jerusalém?

Isso significa tua casa, com teu Oikos, depois vai fora... precisa da atuação de companheiros, de juntas fortes. Temos que visitar nossa casa.

Pra encerrarmos...

Quanto a Frutificação

Jesus olhou para uma árvore e disse: Tem fruto aí? Não, tem muita folha.

Se eu fosse avaliar aquela árvore, eu diria, Jesus não corta não, ela faz uma troca conosco, recebe gás carbônico e nos dá oxigênio.” Carlinhos

Uma árvore é para dar fruto, essa é a necessidade de cada discípulo.

O problema são juntas que não enviam, não possuem serviço. Ensinam a guardar, mas não enviam.

Precisamos ensinar e enviar, Jesus fez assim: “Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregarMarcos 3:14

Precisamos ter a consciência do nosso serviço comum, sermos homens de prática.

Não vencemos o pecado porque conhecemos o pecado, mas porque fugimos do pecado (Ação prática)” Carlinhos

Fortaleçamos essas verdades, oremos para que possamos ser despertados...

  • Que haja um avivamento em nosso meio...

  • Retornemos à Simplicidade e Pureza devidas à Cristo!!!

  • Alegria em fluir nos dons do Espírito e manifestarmos o fruto do Espírito!!!

  • Juntas e Ligamentos fortes e resistentes, amizade, serviço, frutos!!! Prossigamos!!!

Retornemos ao Primeiro Amor, as práticas das primeiras coisas!!!

por Carlsberg Jr.