Parte da Igreja em Pernambuco

Recife, Paulista, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Caruaru, Goiana, São Lourenço, Condado, Barra de Sirinhaém, Juripiranga e outras cidades circunvizinhas.

Prosseguir para o ALVO

07-08-2016 10:42

Prosseguir para o ALVO

esquecendo-me das coisas que para trás ficam e

avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o

alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”

Fp 3:13-14


 

Vamos ler o texto completo...

Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo.Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos. Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; e, se, porventura, pensais doutro modo, também isto Deus vos esclarecerá. Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos.” Filipenses 3:7-16

Quero começar dizendo que devemos considerar tudo por perda por causa da sublimidade de Cristo...

Ele, que existia antes de todas as coisas, se fez homem, viveu entre nós uma vida perfeita e irrepreensível, fazendo uma obra tremenda e grandiosa, e mesmo assim... sendo justo e perfeito, Ele morreu por nossos pecados, morreu por mim e por você... e Deus, o nosso Deus, o ressuscitou, o exaltou sobremaneira e em breve irá trazê-lo para nos buscar... ALELUIA!!!

Então, considerar tudo por perda... “o que eu acho, o que eu penso, eu sou assim... “ é refugo, é perda... por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus...

Se você não pensar assim, Deus te esclarecerá... andemos de acordo com o que alcançamos... AMÉM??

Estamos num momento olímpico, é fascinante, deslumbrante... acredito que por isso Paulo usa essa figura de linguagem... vejamos:

Igualmente, o atleta não é coroado se não lutar segundo as normas.” 2 Timóteo 2:5 

 

Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” 2 Coríntios 9:25-27

 

Perceberam...

Nós precisamos de Quatro Coisas para sermos completos como Atletas nessa carreira proposta:

 

1) Alvo 2) Alimentação 3) Treino 4) Treinador

 

1) Quero começar com o ALVO

 

Só há um texto que fala do ALVO, mas é impactante:

 

prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:14

 

Meu Alvo é Cristo!!! É agradá-Lo, imitá-Lo, servi-Lo, honrá-Lo, Amá-Lo

 

É Cristo em nós a esperança da glória!! É olhar para Ele, ver a Sua glória!!

 

Paulo dizia: “Olhando firmemente para Jesus, Autor e Consumador de nossa fé” Hebreus 12:2

 

Cristo é teu ALVO? Você tem olhado para Ele? Ele te atrai? Ele te conquistou?

 

Senhor, leva nossa mente cativa à Ti!!

 

Diga comigo: “Senhor, vou viver para ti, ser teu, não ter nenhum outro ALVO, nem casamento, nem profissão, nem riqueza, nem escolaridade ou formação, nem filhos, nem minha própria vida... eu quero satisfazer o Teu Coração!”

 

Irmão, eu poderia parar aqui... Olhar para Jesus deveria nos tirar de todo o embaraço, de toda confusão!!!

 

Mas já que estamos falando desse espírito olímpico, de olhar como Paulo disse para o ALVO e assim correr, não sem meta; assim lutar, não como desferindo golpes no ar...

 

2) E eu digo, é fundamental a ALIMENTAÇÃO.

 

Do que você tem se alimentado? O que atrai teu apetite? Você tem tido a alimentação correta?

 

Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.” 1 Cor 3:1-2

 

Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.” Hebreus 5:12-14

 

Que leite é esse? Alimento espiritual... Você tem comido alimento sólido ou só leite?

 

A palavra de Deus é nosso alimento, nosso pão, o que poderá nos fortalecer!!

 

3) Mas só se alimentar não é suficiente, você precisa de TREINAMENTO!!

 

O próprio texto de Hebreus diz que “pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.”Hebreus 5:14

 

Quero te fazer uma pergunta: Você é ouvinte negligente ou operoso praticante como diz Tiago 1:22-25?

 

  • Você ouve a pregação, se reavalia e busca mudar?

  • Você procura quem cuida de tua vida e coloca teu coração aberto para ser corrigido, orientado e desafiado para viver o que recebeu?

  • Você procura repetir, fazer a catequese das coisas que você aprende e procura ouvir do Senhor tudo o que você precisa praticar para estar apto para correr até o alvo?

 

Pois é... eu me faço essas perguntas, procuro sempre estar buscando praticar as verdades ouvidas, para que jamais eu me desvie delas.


Quando alguém não está bem... quais são os indícios disso?

  • Não tem clareza do ALVO, não sabe para aonde deve olhar. Ele olha para qualquer coisa e se distrai com facilidade

  • Não se alimenta devidamente (como porcaria, come coisas comuns porém sem nutrientes, não se alimenta nos horários certos)

  • Não pratica, ouve e não aplica, não coloca na vida o que ouve, o ensino, as orientações...

 

E por último, quero falar que todos nós precisamos treinar, mas precisamos de alguém que nos treine! (* nadador...)

4) TREINADOR... Será mesmo importante ter alguém nos ajudando nessa carreira?

  • Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores.” 1 Coríntios 4:16  

  • Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” 1 Coríntios 11:1 

  • Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós.” Filipenses 3:17  

  • O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.” Filipenses 4:9  

  • Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo.” 1 Tessalonicenses 1:6  

Vou encerrar dizendo assim:

Se você não tem clareza do ALVO, você não sabe quem é, por que está aqui e para onde você vai!!!

Se você não se alimenta, é questão de tempo e você será acometido de desnutrição espiritual, se não tiver uma infecção intestinal kkkk ou seja, de tanto comer “porcaria” você não só não crescerá, como será arrastada por todo o vento de doutrina, se atrapalhará com os ensinos mais básicos e fundamentais da fé...

Será sempre imatura, poderá se tornar débil e por fim, naufragar na fé!!!

Se você não pratica a palavra, não treina, não se exercita... você não se desenvolverá, não amadurecerá...

E se você não tiver clareza da importância do corpo, daqueles que te instruem na palavra, dos cooperadores, dos que chamamos carinhosamente de pais espirituais, discipuladores, dos que podem nos ajudar... aonde você chegará???

Olhe firmemente, se desembarace de todo o peso e pecado, corra com perseverança a carreira proposta...

 

Jesus quer ser teu ALVO, quer que você se ALIMENTE Dele, que PRATIQUE A PALAVRA Dele e que você se deixe ajudar, seja TREINADA, seja ENSINÁVEL!!!

Com amor, Carlsberg Jr.